sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dica...

Embora muitos docentes ainda não tenham se adaptado às inovações tecnológicas em sala de aula, é fundamental que saibam de sua importância para a educação.

Enquanto, para alguns alunos, a adaptação à tecnologia no ambiente escolar é fácil, muitos professores enfrentam um dilema com a inovação, que está cada vez mais  presente no cotidiano estudantil.

Além de preparar os jovens para o mercado de trabalho com as tecnologias atuais, o uso das novidades auxilia a aprendizagem daqueles que possuem deficiência visual ou auditiva. Alguns programas usados possuem a capacidade de ler para o cego o que está escrito no site, e outros, por exemplo, permitem que um texto seja escrito através de um comando de voz. De acordo com a última pesquisa feita pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 24,5 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, seja ela física, mental, auditiva, múltipla ou visual.

Mesmo que seja um benefício para o educando ter uma aula com um professor que saiba bastante sobre a internet, alguns docentes possuem várias dificuldades com relação aos avanços da tecnologia. Seja por falta de tempo ou até mesmo por falta de motivação, nem todos estão preparados para se integrar ao processo veloz das mudanças tecnológicas no ambiente escolar.

De acordo com Neuza Ribeiro, pedagoga e especialista em Tecnologia Educacional, a grande maioria dos docentes ainda não se adaptou ao uso das tecnologias com o pedagógico. Sobre o futuro nas escolas, a entrevistada acredita que mudanças irão ampliar as possibilidades de ensino, e quem não aceitar a novidade ficará de fora do mercado de trabalho. Para Neuza, o maior problema não é falta de empenho; a grande dificuldade é a má formação que os educadores têm nas universidades, que não os preparam para lidar com as tecnologias.

É importante que o professor saiba que, mesmo com as novidades tecnológicas em sala de aula, é imprescindível a participação do docente no processo de ensino. Ele não perderá espaço, só trabalhará de uma maneira diferente, em que aluno e mestre se unem  à tecnologia em busca da melhoria dos processos de aprendizagem.

Fonte: http://educarbrasil.org.br/

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